domingo, 18 de fevereiro de 2007

Astro Zombies (1968/USA)


Aqui está a prova que nem todos os filme de culto são bons. Já agora deixo aqui a sujestão para todos os que gostam de saber e ver filmes de culto, o melhor guia para o fazerem é “DVD Delirium”, obviamente sem edição em português.

Sinopse: A primeira cena que nós vemos é uma mulher a entrar numa garagem com o carro e a ser assassinada por um gajo com uma mascara de alien, que ficamos a saber mais tarde, que se trata de um zombie. Porque razão o tal zombie mata esta mulher vai ficar para sempre um mistério.
Mas o desenvolver do filme é mais ao menos assim, um tal professor que estava a trabalhar num projecto para mandar homens-zombie para a exploração do espaço, controlados por mensagens cerebrais enviadas por ondas de radio, é expulso do projecto por andar a fazer testes em humanos (ai o malandreco). Quando ele é expulso começam a surgir mortes inexplicáveis e os gajos da CIA vêem logo que ali à gato. Toca a pôr dois agentes mais que idiotas à procura dos zombies assassinos.
Claro que isto no meio mete de tudo um pouco, um grupo de agentes comunistas (uma chinoca, um gajo de leste e um latino), o zombie tem uma tendencia não só para matar mas também para ver os peitos das vitimas, uma dança de uma gaja nua que só serve mesmo para gastar tempo do filme, etc, etc.

Critica: A total inexistencia de um argumento racional, torna muito dificil de criticar este filme. Mas vamos por partes. Isto foi feito em 1968, estava muito na moda estas merdas da exploração do espaço e dos comunistas comedores de criançinhas, mas este filme não tem nada a ver com estes temas. Em vez disso temos nos já demasiado logos 91 minutos de filme, 30 em que o tal doutor que criou os zombies explica ao seu ajudante corcunda (porque é que os ajudantes do doutor são sempre defecientes? Ou corcundas ou amputados ou defecientes mentais e mais comum ainda anões) como funciona todo o processo de criar os zombies e como funcionam todas as máquinas de esferovite que existem no seu laboratório...
Mas se ainda não estão convencidos quanto ao medonho que este filme é, aqui vão umas quantas mais, o zombie do filme alimenta-se a luz solar (?), mas quando perde o painel solar que tinha agarrado a si, durante uma luta, a lanterna também serve de alimentação. Querem outra, existe uma cena em que o zombie munido duma catana, dá um golpe junto do braço dum bófia, mas em vez de lhe cortar o braço, sai-lhe a cabeça (ao bófia, entenda-se). E é claro para finalizar, o zombie é apenas um gajo mascarado, como o Jason do Friday the 13th, o qualquer assassino dum slasher movie.
Os actores não são maus (bom, alguns são), mas exageram em demasia nas suas personagens. As mortes são pouco imaginativas e nos standarts de hoje, mais que banais.

Acima de 10: O facto do ICAM não ter financiado este filme, provavelmente porque à altura não existia.

Abaixo de 10: O filme é em geral uma nódoa, mas o argumento é completamente ridiculo.

Nota: 3 valores, um ou dois momentos em que conseguimos esboçar um sorriso, provavelmente por o filme ser tão ridiculo.