sábado, 10 de fevereiro de 2007

Criticas Curtas - Dia 10 de Fevereiro de 2007 - Semana 1



























Bem todas as semanas no fim de semana das mesmas irei fazer criticas a filmes que vi durante a semana mas que porque não me apeteceu, não tive tempo, ou não tive paciencia, não publiquei aqui ao promenor
The Prestige (2006/USA)
Filme aclamadissimo nos ultimos tempos sobre a competição e a obcessão entre dois homens que querem provar que são o melhor mágico do mundo.
Passado em Londres, final do século XIX, é visualmente um regalo para os olhos. Michael Cane ou Scarlett Johansson são apenas dois dos melhores actores de um elenco de luxo.
No entanto e em meu ver o filme acaba por pecar no ultimo terço, porque o realizador tenta entrar no mundo do fantástico e dá asneira. No entanto vale a pena ver este filme, nem que seja pela temática, também abordada no filme "The Ilusionist" deste ano
Leva: 13 valores
The Last King of Scotland (2006/USA)
Nomeado para o oscar de melhor actor, Forest Withaker domina quase por completo este filme, que acaba por ser, não tanto um filme sobre Idi Amin e o Uganda, mas um filme sobre a visão do comum dos ocidentais sobre os acontecimentos no Uganda e em todos os regimes ditatoriais que abalam Africa desda descolonização.
Mais que provavel vencedor de oscar para o melhor actor, a unica falha deste filme, por razões provávelmente de poder ser considerado um filme para M/12 ou PG-13, é a quase ausencia visual do terror que foi a execução de 300,000 pessoas por um ditador mégalomano.
Mesmo assim, um filme a ver.
Leva: 14 valores
Unknown (2006/USA)
5 pessoas acordam num armazem completamente fechado, nenhum se lembra quem é ou o que está ali a fazer, só com o passar das horas se sabe que 2 são refens e 3 são os seus raptores, mas quem é quem?
Pois uma mistura de Saw com Usual Suspect sem na realidade se conseguir comparar em termos de qualidade com qualquer um deles. Este filme acaba por ter um pequeno problema, todos os twists são muito previsiveis, excepto o ultimo que acaba por salvar o filme e é por isso que leva a positiva.
Leva: 11 valores
Accion Mutante (1993/Espanha)
A primeira longa metragem de Alex de la Iglesia é uma comédia sobre um grupo terrorista, que dá o nome ao filme, constituido por pessoas com deficiencias fisicas e mentais, que fartos de serem tratados como anormais e também por razões financeiras raptam a filha de um industrial de bolochas espanhol e levam-na numa nave (?) para o planeta Navarra onde pedem um resgate pela garota.
Ok isto é daqueles filmes que ou se gosta ou não, não há critica possivel a fazer, o filme é estupido, as personagens são todas débeis e o argumento faz nos questionar que tipo de drogas estavam a dar no estudio, durante aqueles dias de filmagens. Mas o melhor do filme, são alguns dos diálogos.
Não é o melhor filme de Alex, "Dia de La Bestia" e "La Comunidad", estão uns furos acima, mas mesmo assim bem melhor do que o que Hollywood andava a fazer nos anos 90.
Leva: 10 valores
Dead Girl (2006/USA)
Se gostas de ver filmes americanos não comercias, mais lentos que os do Manuel de Oliveira e que no final te fazem pensar que afinal os filmes que o ICAM anda a patrocionar, não são tão maus como pensavas, este é para ti.
4 histórias, a da esposa, da mãe, da irmã e a da "girl" contadas como 4 curtas metragens, todas à volta da morte/desaparecimento de uma rapariga da familia.
Poupem os 5 euros do bilhete e mandem para Africa. Isto é merda!
Leva: 2 valores
Talladega Nights (2006/USA)
Mais uma comédia escrita por Will Farrell, onde alguns diálogos e piadas bem esgalhadas e a presença da espectacular Leslie Bibb não conseguem salvar o filme.
Ricky Bobb é um idiota piloto de Nascar que nos ultimos anos tem dominado a competição ao lado do seu amigo e não menos idiota Carl Naughton (interpretado por John C. Reiley, no papel mais triste da sua carreira). Até que da Europa chega o campeão de F1, Jean Girard, paneleiro francês interpretado pelo Borat. O mundo de Ricky Bobb desaba em apenas uma corrida e depois temos de assistir á sua recuperação das cinzas tal qual Rocky Balboa.
Leva: 6 valores

Sem comentários: